Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A pequenota cá de casa decidiu pregar-nos uma partida e chamou-nos ao seu quarto para dizer que estava uma aranha monstruosa na caixa dos laços...

aranha.jpgÉ claro que só o pequenote é que acreditou (e fê-lo apenas por alguns segundos). Quando percebeu que afinal o monstro era de plástico brincou alegremente com ele...

IMG_20150419_200133.jpg

De qualquer forma os pequenotes perguntaram-me (já pela segunda vez) se as aranhas são más, se picam, por que motivo entram nas nossas casas...

Como não sei muito sobre aranhas decidi fazer algumas perguntas a um colega biólogo, o Ricardo Silva, que se dedica à Aracnologia e é colaborador de uma plataforma que compila dados sobre a biodiversidade de Portugal,a  Naturdata.

img_757x426$2008_11_14_20_26_00_303246.jpgRicardo Silva, biólogo 

 

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, as aranhas não são insectos. Distinguem-se facilmente destes por possuírem oito patas e pela ausência de antenas (os insectos adultos têm seis patas e um par de antenas). As aranhas fazem parte de um grande grupo do filo dos artrópodes designado por “aracnídeos”, no qual se incluem também os escorpiões, as carraças e os ácaros.

 

 Quais são as aranhas que aparecem com maior frequência nas nossas casas?

 

Muitas aranhas entram nas nossas casas em busca de abrigo, principalmente as que deambulam em busca de presas, mas algumas vivem mesmo dentro das nossas casas e estão quase sempre presentes mesmo sem darmos por elas.

Alguns bons exemplos são os Pholcus phalangioides (que podem viver perfeitamente dentro de casa, são talvez, as mais bem adaptadas), as Steatoda nobilis que têm preferência por janelas, telhados, ou tudo o que fique entre o dentro e fora de casa, e os Oecobius navus, aranhas minúsculas que normalmente passam despercebidas nos cantos de paredes, móveis, etc.

 

ara.jpg AranhiçoPholcus phalangioides

 

steatoda-nobilis-04_65345_1.jpg

Viúva-de-patas-vermelhas Steatoda nobilis

 

400px-Oecobius_navus.jpg Oecobius navus

 

Das aranhas que aparecem em nossas casas, alguma(s) representa(m) perigo para a nossa saúde?

Quase todas as aranhas têm veneno, muitas podem picar, algumas provocarão efeitos em nós, poucas nos causam efeitos sérios e quase nenhuma ameaça a nossa saúde. O aranhiço (Pholcus phalangioides) e Oecobius navus são completamente inofensivos. A viuva de patas vermelhas (Steatoda nobilis) tem um veneno que nos provoca dor intensa, é portanto uma picada não perigosa mas extremamente desagradável.

 

Qual é a importância das aranhas nas nossas vidas?

As aranhas, como um todo, são uma parte muito importante de qualquer ecossistema, são muito diversas e extremamente numerosas, sendo essencialmente predadoras de artrópodes.Têm um papel importante como reguladoras da cadeia alimentar.

Além deste papel principal, as aranhas são usadas em investigação bioquímica e medicina pelos seus venenos e na indústria pelas propriedades da sua seda que é extremamente resistente e elástica.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)








Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D