Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




No final de junho fomos ao Festival de Mastros de S. Teotónio e adoramos!

A vila enfeita-se de flores de papel e criatividade, envolvendo os seus habitantes numa grande receção, conjunta, aos visitantes desta localidade.

 

IMG_20150630_193150.jpg

Uma das nossas ruas favoritas foi aquela cujo tema era O Circo. Os pequenos, ao verem pipocas gigantes, quiseram saber como são feitas. Aproveitei e expliquei como são feitas as pipocas que comemos.

IMG_20150630_200042.jpg

A transformação de milho é pipoca é uma reação química. Ao aquecer  os grãos de milho, a água que existe no seu interior começa a evaporar. O aquecimento também produz alterações na estrutura da casca do grão de milho, o pericarpo, fazendo com que o vapor de água não consiga atravessá-lo. Como consequência, o vapor de água, superaquecido, fica retido, sob pressão, no interior do grão de milho. Resultado? O vapor de água acaba por transformar o amido presente na camada interna do grão num gel.

Quando a pressão aumenta acima de um determinado limite, a pipoca estoura, por causa da rutura da casca do milho. Neste processo, o vapor de água superaquecido e o amido em forma de gel expandem-se formando um sólido branco, macio, de consistência esponjosa, que comemos: a pipoca!

cogumelos.jpg

Outra das ruas que nos fascinou foi A Floresta Mágica. Adoramos cogumelos e, aqui, encontrámos uma réplica dos cogumelos mais bonitos que existem, os Amanitas muscaria, conhecido por agário das moscas. Apesar da sua beleza este cogumelo tem um elevado grau de toxicidade devido, principalmente, a um dos seus componentes, o muscimol.

Aparecem, com frequência, na base de pinheiros e eucaliptos pois estabelecem, com estas árvores, uma relação de simbiose (relação em que ambas as espécies envolvidas beneficiam). Formam, com as raízes das árvores, umas estruturas que se chamam micorrizas, que facilita a troca de nutrientes:: a planta superior fornece ao fungo principalmente hidratos de carbono (em geral, sob a forma de sacarose), enquanto o fungo fornece à planta principalmente água e compostos nitrogenados ou fosfatados, além de outros nutrientes essenciais como cálcio e potássio.

Apresentação1.jpg

 Foi difícil eleger a nossa rua preferida mas, a pequenota, como vai este ano para o 1º Ciclo adorou a rua A Escola Primária. Gostou especialmente de um lápis gigante que queria trazer para casa... Distrai-a dizendo-lhe que o lápis escreve pois é feito de grafite.A grafite é um mineral que, tal como o carvão e o diamante, é constituído apenas por átomos de carbono (C). Todos estes minerais têm origem semelhante: formaram-se a partir de restos de vegetais que, depois de soterrados, ficaram sujeitos a alta pressão e  temperatura durante milhões de anos.

Embora formados pela mesma substância química, estas três espécies minerais assumem, ao cristalizar em condições físico-químicas específicas, formas cristalinas muito diversas, com graus de simetria diferentes e características distintas.

Apresentação s teot.jpgContinuamos pelas ruas a apreciar os pormenores, feitos com muito empenho pela população de S. Teotónio e carregados de boas vindas .

IMG_20150630_194255.jpg É uma festa imperdível no verão do sudoeste alentejano... No mês em que se comemora os Santos Populares "S. Teotónio nã drome" (é este o mote da vila). A festa é bienal portanto, se a quiserem visitar, terão que esperar até 2017...

Autoria e outros dados (tags, etc)








Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D