Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

 Fomos "investigar" a Feira do Chocolate de Grândola e descobrimos muitas coisas novas...

 

Diapositivo4.JPGO cacaueiro (Theobroma cacao) é uma planta originária da floresta tropical húmida da América do Sul. No entanto, atualmente, as maiores produções de cacau encontram-se em solo africano.

A sua árvore chega a medir cerca de 4 a 12 metros de altura. O fruto é constituído por uma cápsula que contem cerca de 25 sementes.

Diapositivo1.JPG

 Foi com muito agrado (para os miúdos e para os graúdos) que encontrámos o Centro de Ciência Viva do Lousal,muito bem representado pelos seus sempre sábios, simpáticos e originais colaboradores. Foram eles que nos ensinaram a Química do chocolate...

 

feira chocolate.jpg

 

O chocolate é uma mistura de massa de cacau com açúcar refinado, manteiga de cacau, aromatizantes e emulsificantes.

A primeira coisa que notamos, quando abrimos uma barra de chocolate, é o delicioso aroma. A Química explica: ele é formado por mais de 200 tipos de compostos voláteis produzidos enquanto as sementes do cacau são fermentadas e torradas.

Diapositivo6.JPG

Um dos primeiros componentes estudados do cacau foi a teobromina. Esta palavra vem do grego e significa “alimento dos deuses”. A teobromina é um alcaloide que possui propriedades diuréticas e vasodilatadoras, sendo ainda um estimulante cardíaco.

 

 Outras moléculas importantes do chocolate são a cafeína e a feniletilamina. A cafeína atua como estimulante. A feniletilamina é conhecida (sem provas conclusivas ainda) como um melhorador do humor e como anti-depressivo.

 

 Há até uma interpretação artística da estrutura molecular de teobromina. A molécula de chocolate, da Chocolatier Pierre Marcolini  com sede em Bruxelas, criado pelo designer belga Meylaerts Dirk.

Diapositivo7.JPG

 

 Entre a Biologia e a Química do cacau também tivemos tempo para nos divertirmos com as brincadeiras que a Feira do Chocolate de Grândola disponibilizou para as crianças.

Diapositivo3.JPG

 Aprendemos também que a ingestão de chocolate liberta endorfinas no cérebro, o que provoca bem estar...Não sabemos se foi por isso mas os Pais ficaram muuuiito felizes quando se reencontraram com as bombocas da sua infância.

Diapositivo5.JPG

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)








Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D