Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A praia não é apenas  divertida pelos castelos na areia e brincadeiras na água...
É-o também pelas estrelas do mar, anémonas, ouriços...
Experimentem olhar para as poças de água, que ficam entre as rochas, durante a maré vazia e observem os seres vivos que lá se encontram com os vossos filhos. Muitas perguntas irão surgir...Ficam algumas respostas:
Os seres vivos que habitam as poças que se fomam durante a maré baixa são uns HERÓIS com super poderes: têm que resistir ao batimento das ondas naquela zona quando a maré enche; têm que ficar expostos a temperaturas elevadas e adaptar-se à falta de oxigénio durante a maré baixa (estes seres vivos respiram o oxigénio da água e não do ar), etc...
Nas poças de água existem animais que parecem plantas, algas que parecem rochas...

 

As algas não são plantas (como muita gente pensa). Apesar de fazerem a fotossíntese não possuem o grau de organização celular das plantas e, por isso, são classificadas num grupo à parte (o reino Protista)
Paracentrotus lividus (ouriço-do-mar)
Paracentrotus lividus (ouriço-do-mar)
Os ouriços do mar têm uma boca com cinco dentes que usam para raspar e comer as algas que se encontram nas rochas 
Paracentrotus lividus (ouriço-do-mar);ovas
As "ovas" (testículos dos machos e ovários das femeas) são um pitéu muito apreciado na costa portuguesa.Comem-se depois de assar e abrir os ouriços.
As esponjas do mar (organismos cor de laranja da foto) são os animais mais simples que se conhece. Filtram a água que penetra no seu corpo, retirando dela alimento e  oxigénio.

Chthamalus sp. (Cracas)

As cracas são minúsculos animais que vivem fixos às rochas em pequenas colónias. Cada animal recolhe-se à sua casinha(placas calcárias que o protegem) durante a maré baixa.

Chthamalus sp. (Cracas)
Quando estão submersas as cracas lançam apendices para o exterior da "casa" que as protege e filtram as partículas que se encontram em suspensão na água para se alimentarem.

Autoria e outros dados (tags, etc)








Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D