Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Diapositivo5.JPG

 Fomos a uma das Feiras do Tapete de Arraiolos (a que é feita em espaço coberto, no outono). Adorámos ver como se fazem estas peças tão valiosas do artesanato português...

Diapositivo3.JPG

 Uma das artesãs presentes no certame recebeu-nos muito bem e ensinou-nos a técnica do ponto de Arraiolos. Estivemos muito atentos mas ainda não conseguimos usar a agulha...Ficará para uma próxima vez, quando visitarmos a feira do tapete, que se realiza pelas ruas desta vila, no verão!

 

Diapositivo2.JPG

 A artesã ensinou-nos também que os tapetes de Arraiolos são bordados em lã, sobre uma tela. O Bordado de Arraiolos dá à tapeçaria a resistência e consistência convenientes e permite a reprodução fiel de todos os desenhos geométricos e da maior parte dos desenhos artísticos.

Diapositivo1.JPG

 Rapidamente percebemos que os tapetes têm repetições de figuras e as crianças disseram logo "Faz padrão!" 

 

A mãe recordou que a Matemática é a ciência dos padrões. A essência da Matemática consiste em procurar padrões: procurar relações e repetições, descobrir a regularidade.

 

 A organização da feira pensou as atividades para as crianças ao pormenor ...Até os desenhos disponíveis para pintar eram as figuras típicas dos tapetes de Arraiolos. As tarefas que envolvem padrões permitem adquirir uma melhor compreensão dos conceitos, comunicar os seus raciocínios e fazer conexões com outros tópicos matemáticos.

Diapositivo4.JPG

Adorámos encontrar, na área das crianças, um espaço com jogos tradicionais (portugueses e de outros países) dinamizados pela empresa JOTRA. Os pais e os avós divertiram-se muito nesta área. Brincámos com jogos que também tinham padrões.

Brincar e observar padrões permite um tipo de raciocínio matemático que ajuda as crianças a resolverem bem problemas e a desenvolverem o pensamento abstrato.

Diapositivo6.JPG

 

Autoria e outros dados (tags, etc)








Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D